segunda-feira, 1 de março de 2010

ANGELINA VIDAL (1847/1917) - ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO (LISBOA - PORTUGAL)

O blog Ponto Nulo no Tempo fica feliz em receber tais documentos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa - Portugal. Isso representa mais um grande passo para o acesso livre a cultura portuguesa, brasileira e mundial. O site do Arquivo lança todo mês um acervo de documentos para o site, e este é referênte ao mês de março.

obs: A postagem está de acordo com a gramática e vocabulário português.

Pode ser consultado na íntegra em http://antt.dgarq.gov.pt ,tal como os anteriores. O Documento do Mês pretende divulgar o acervo documental desta instituição que é uma das mais antigas de Portugal. Guardamos cerca de 100 km lineares de documentação, sendo o mais antigo datado do século IX. Consultem, por favor, a nossa página Web.

A propósito do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Documento do Mês destaca Angelina Vidal. Escritora, jornalista e professora, defensora de ideais Anarquistas, pronunciou-se favorável à luta política pela implantação da República e consequente manutenção do regime republicano.
Como jornalista colabora em vários jornais, A Voz do Operário, O Tecido, O Trabalhador. Foi proprietária e principal redactora de Sindicato, Justiça do Povo e Emancipação.
Como escritora destaca-se na poesia e na dramaturgia.
Tal como outras mulheres oitocentistas, combina a faceta de jornalista e escritora com a de pedagoga e de protagonista da mudança para uma sociedade que se pretendia mais justa.
Apresentam-se nesta mostra documental o Registo de Baptismo de Angelina Vidal (1847), da freguesia de S. José, Lisboa, e a peça Nobreza de Alma, drama em um acto, sujeito à censura pela Inspecção dos Espectáculos, em 1939, a representar pelo Grupo Dramático Lisbonense.

obs: clique nas imagens para ampliá-las.



PT/ADLSB/PRQ/PLSB45/001/B20
ADLSB, Registo de Baptismos, Freguesia de S. José, Lisboa, lv.19, fl.62v





PT/TT/SNI-DGE/1/593
ANTT, Direcção Geral dos Serviços de Espectáculos, proc. nº 593

Maria dos Remédios Amaral
Direcção Geral de Arquivos
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
1649-010 Lisboa
Portugal
Gabinete de Relações Externas e Cooperação
Serviço Educativo
Alameda da Universidade

Um comentário:

Ivana Matos Pinheiro Tavares disse...

É uma honra para nós , contarmos com o apoio e os arquivos do museu da Torre do Tombo. Agradecemos muito pela colaboração no nosso blog. Esta postagem em especial nos remete ao dia internacional da mulher este mês e nos mostra que em todas as épocas fomos representadas por mulheres fortes , decididas e que deixaram suas marcas na História.