sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VIDA EM SOCIEDADE

Lembro-me bem lá pelos idos dos anos 70, de uma Macaé bem diferente.
O vento fresco rompia pela cidade em dias de verão, onde tornava o caminhar pelas ruas, algo muito prazeroso. Também prazeroso é lembrar que, nesses mesmos passeios, encontrávamos sempre rostos conhecidos, e o trajeto que se pretendia fazer em 15 minutos, durava pelo menos 1 hora, dado a tantos comentários a serem feitos em tais encontros.
Independente das classes, todos desfrutávamos das mesmas praias, das mesmas escolas públicas, do mesmo dia a dia e não se evidenciava tantas diferenças.
Quanta diferença hoje, o progresso chegou à "Princesinha do Atlântico", trouxe consigo riquezas, mas inevitavelmente perdemos a nossa identidade. Fomos invadidos por pessoas de todo o Brasil e também do exterior, um aumento estrondoso da miséria e a inegável degradação da natureza. Perdemos a liberdade de andar pelas ruas despreocupadas, não temos mais o ensino público tão disputado em outras épocas, e lá se foi de nós o prazer dos encontros no fim de semana na praia de Imbetiba. Já não conhecemos mais ninguém na enorme multidão que trafega pelas ruas da cidade. Convivemos com a solidão em meio a muitos. A construção de prédios vem nos privar cada vez mais da brisa fresca do mar e em troca, temos o odor de uma cidade mal cuidada.
Pagamos o preço, alto, muito alto para quem da terra é filho, e pôde conhecer uma cidade que hoje se tornou a utopia de muitos.

Ivana Matos Pinheiro Tavares
Graduando em História
IES: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

4 comentários:

Ramon Mulin disse...

Gostei muito da crônica Ivana, não sou natural de Macaé, mas imagino essa linda Macaé de antigamente... Muito bem escrita sua prosa poética e com uma finalização peculiar.

Jorge Rodrigues disse...

Parabéns!!!!! A iniciativa é brilhante, a oportunidade sedutora e o objetivo extremamente relevante.SUCESSO!
Contem com meu apoio no que precisar.
Abraços.
Prof.Jorge Luís R. dos Santos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

realmente Ivana vc foi muito feliz ao falar da nossa velha macaé.Eu me recordo que no meu tempo, que não é tanto assim tb, eu amava tomar banho na imbetiba com aquele quebra mar lindo, onde ficavamos alí sentados nas pedras, a agua era limpa, e víamos crianças o tempo todo disfrutar de toda aquela paisagem oferecida por Deus.Hoje so vemos navios, óleos, sujeiras,pessoas que vem de longe estragam nossa cidade e vão embora.Acabou o clima de paz, de tranquilidade...Os interesses financeiros hoje em dia falam muito mais alto e infelizmente nós e nossos filhos que sofrem com isso...Hoje não temos mais como nem transitar seguro pois as crateras formadas nas chuvas, os buracos e falta de saneamento, fora a falta de agua que assola toda a população tem sido motivos principais de nossas conversas e preocupações...onde o sol banha a terra serena...... isso ja foi..temos que refazer nosso hino.rsrrsrsrrs.Ai que saudade da verdadeira macaé...E ainda temos que ver no hino da cidade isso sendo cantado.. (Macaé minha terra querida,se os anos te fazem crescer,para nós tú es terra onde a vida fica sempre em constante nascer).Isso ja foi a muito tempo....