domingo, 14 de fevereiro de 2010

A FACE OCULTA DA REVOLUÇÃO AMBIENTAL

Os movimentos ambientalistas se dinamizaram no início do século XX. Mas apenas no período pós Segunda Guerra Mundial que veio a se tornar um movimento de escala mundial. Os principais motivos foram:
- As ameaças nucleares;
- Aumento significativo da urbanização em todo globo;
- O constante aumento das industrias;
- Intensivo aumento da poluição.

Hoje com a participação massiva da mídia, o movimento ecológico está ainda maior e com participação política mais intensa. E é exatamente o objetivo principal desse movimento: "participação nas decisões globais". São realizadas várias conferências mundiais para tratar de tal assunto, e a revolução ecológica se tornou tão forte, que as nações que não colaboram ou não aceitam as decisões tomadas para "proteger o planeta" são politicamente excluídas da massa.
É comum diariamente lermos avisos ecológicos e motivações para uma vida sustentável dentro de ônibus, lojas, banheiros, locais públicos ou privados, na tv ou na internet. Alguns desses avisos serão pontos de análise para tirarmos algumas conclusões. Por exemplo:

  1. Compartilhe caronas! Quando um veículo é utilizado apenas por quem dirige... o preço é muito alto para o meio ambiente!
  2. Recuse embalagens em excesso nos produtos que consome e dê preferência às recicláveis, sempre que puder! A energia utilizada na fabricação de uma lata de refrigerante é a mesma para manter a TV ligada por quase 200 horas!

O mundo realmente precisa de ajuda, é até interessante respeitarmos tais avisos. O calor insuportável ou as fortes chuvas de vários dias seguidos são um aviso. Porém alguns dos objetivos desse movimento podem não passar de meras conspirações contra o capitalismo.

Quando compartilhamos caronas, algumas pessoas podem desistir de ter o seu próprio automóvel, logo a industria automobilística venderá menos, os lucros serão menores e colaborarão com uma parcela para o desemprego no mundo; Dessa forma o ex-operário da indústria automobilística não poderá comprar o produto do segundo aviso com uma embalgem, muito menos com várias; Logo a indústria de embalagens poderá também diminuir seus lucros ou até mesmo falir.

Essa figuração motiva os comunistas, e o discurso ecológico torna-se a nova forma de derrubar os modelos capitalistas no mundo, pois como a muito já se vê: O discurso comunista está defasado, são moldes sociais que não se aplicam a sociedade complexa que existe hoje. Os "barbas vermelhas" tingiram suas barbas de verde.
É interessante seguirmos os conselhos para salvar o mundo, porém temos que analisar todas as faces do movimento ecológico e notarmos que nele também há outras intenções além do que é divulgado à sociedade (como em todos os movimentos, sem exceções). A Revolução ambiental esconde um gigante adormecido. O movimento ambientalista dá os seus avisos, mas esconde algumas de suas verdadeiras intenções, que não passam de meros e repetidos passos que já foram dados antes a favor de uma teoria que não se encaixa mais no perfil da sociedade atual.

Ramon Mulin
Graduando em História
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé / Macaé-RJ

2 comentários:

AnnaClaudia disse...

Adorei a temática desse seu artigo!!!!
Realmente esta é uma discussão que precisa ser exploradas para além dos discursos rasos de que a mídia encontra-se abarrotada!!!!!
Parabéns!

AnaClaudia disse...

Adorei!!!
Acho que o é exatamente que está faltando para muitos textos que discorrem sobre esse tema: uma análise mas crítica de nosso Tempo Presente!!!!
Parabéns!