quinta-feira, 26 de julho de 2012

HOMENAGEM AO PROFESSOR VICTOR TEMPONE



 Quando em 2009, criamos o blog Ponto Nulo no Tempo, não poderíamos imaginar o quanto seríamos abraçados e prestigiados pela comunidade acadêmica, não só do Brasil, mas também de Portugal, com valiosas contribuições que só enriqueceram e deram credibilidade a esse projeto.
 Vários mestres, professores de diferentes áreas, expuseram aqui seus pensamentos, gerando um enriquecedor círculo de propagação de ideias.
 Entre eles, o professor Victor Tempone.
 Tivemos o prazer de não só contar com seus preciosos artigos, como também, o privilégio de pertencer à primeira turma de História graduada sob sua batuta. O professor Tempone, durante quatro anos da nossa vida acadêmica foi o pilar à frente da coordenação do curso de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, tendo mesmo o levado ao índice 4 na aprovação do MEC.
 Foi incansável na luta contra um ensino medíocre, buscando sempre respaldar as disciplinas com professores competentes, contagiados pelo seu espírito dinâmico e exigente. Incansável, não negava explicações extras e não privava de resposta nenhum aluno que com dúvidas o procurasse.
Muito nos entristece saber de sua abrupta saída dessa faculdade, deixando a grande maioria do corpo discente descontente e com certeza uma grande lacuna que muito tempo levará para ser preenchida com tamanha competência.
 Perdemos todos. Os que passaram por suas mãos rumo ao mundo desconcertante da História, quanto os próximos alunos que chegarão e não terão essa fonte de sabedoria para aplacar sua sede de conhecimento.
 Contudo, hoje, o Blog Ponto Nulo no Tempo rende merecidas homenagens a esse mestre e agradece as suas valiosas contribuições, reconhece o valor de seus ensinamentos, da sua dedicação e deseja que o sucesso seja ainda maior nesse seu novo caminho.
 Fica aqui registrado o nosso respeito e admiração, sabendo que durante esse tempo foi construída uma amizade muito significativa que deixará frutos que serão colhidos por aqueles que passarão por nossas mãos dentro do ensino.
Obrigada Prof. Mestre Victor Tempone.

Ramon Mulin Lopes e Ivana Matos Pinheiro Tavares 
Graduados em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé

Um comentário:

Victor Botelho disse...

Perda lastimável para o curso e para os futuros professores de história de Macaé. Um ser humano de valor, visão e inquestionável competência, de um olhar histórico apurado e de personalidade forte! Difícil encontrar igual!
O curso de História sentirá sua falta Mestre Tempone.