quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O QUE É DESIGN?


Recebi um convite de uma prima minha para escrever sobre algo no Blog dela. Como a mesma não me falou tema nem qualquer tipo de conteúdo fiquei numa duvida terrível do que escrever. Como estava escrevendo sobre Design e Marketing, porque não falar do próprio Design? Mas para escrever sobre algo, precisamos naturalmente entender sobre esse conteúdo e para se entender é preciso, descrever. Com isso começo o post com um detalhe simples: um Glossário.
Para os entendidos: Design, Brading, Marketing, Design Thinking, Marca, Web Design, Tendências, Demandas, são temas corriqueiros da profissão. Tanto é que se perguntar algo para eles, muitos saberão me responder se não tudo, boa parte disso que escrevi. MAS (há sempre um mas) e os não entendidos? Como eles devem ficar?
Para se criar um glossário é preciso ler muito e como não sou um adepto da leitura diária (mas sim leio bastante conteúdo diversificado), melhor começar pelas traduções dos termos.
Design: muitos o confundem com o termo em português chamado desenho mas design significa Projeto. Desenho em inglês significa Draw. Design é o trabalho de projetar as coisas mais praticas e úteis para todos poderem usar e trabalhar com. Ele abrange desde um pequeno cardápio de restaurante até um livro ou jornal inteiros. Passa pela tecnologia da informação onde a hierarquia é o ponto crucial até o mapeamento de processos internos de empresas e serviços de varias empresas ao mesmo tempo. Sempre com o propósito de melhorar todos eles (o que nem sempre acontece).
Marketing: esse realmente não tem tradução. Foi um termo criado na década de 1960 por um americano que estudava os desejos e anseios de consumo da população e transformou seus estudos de observação em carreira de estudos, o que deu certo e hoje faz um enorme sucesso.
Branding: esse é o termo mais complexo de todos os termos no estudo de design. Apesar de ter uma tradução direta que significa Marca essa tradução é mais literal do que pratica. Ele costuma estudar, mapear e identificar nas empresas, pessoas e serviços oferecidos o quanto os consumidores são, estão ou conseguem perceber da sua afinidade ou repúdio a certas “Marcas” que existem no nosso cotidiano do consumo natural. Independe da população ou empresas que participem dele, isso acontece e é muito sério.
Web Design: Web significa Rede e Design significa Projeto. Um projeto de rede seria a tradução mais direta, sim? Exato, mas não é o que acontece. Web Design é o estudo do sistema que forma a rede de informações que compõe todos os códigos que fazem a Internet ser possível. Muitos desses códigos o Designer não estuda mas o mercado pede para que ele saiba pois o “portal” (ou Web Site) precisa estar “bonitinho” e apresentável para os clientes (aí sim um trabalho para os designers ou micreiros da vida).
Demanda vem do verbo demandar que é: a busca pela quantidade certa de coisas que um grupo de pessoas ou empresas se dirigem para se manterem inteiras. Demanda nada mais é que a “disputa por algo, alguém ou algum local”.
Tendência significa: Inclinação, propensão ou vocação. É quando as atitudes de empresas, pessoas, sistemas ou serviços se encaminham para a melhora ou piorar dos mesmos “É tendência, todos os anos, as passagens de ônibus aumentar!”
Design Thinking já é um pouco mais complexo. Ele é um conjunto de ações e de posturas que empresas, pessoas, organizações e grupos podem ter e usufruir para melhorar a identificação de problemas nos seus próprios ambientes de trabalho e a partir disso, diferenciar toda uma cadeia produtiva. Gerar novos resultados dentro de qualquer organização ou grupo é o objetivo central do “Pensamento de Design”.
Então, depois de definirmos nosso pequeno e enxuto glossário, vemos que os termos usados na carreira são diversos e de variadas linhas de trabalho. Da mesma forma que ao chegarmos nos aeroportos e lemos nas placas “arrive” que significa “chegar”,  é interessante dar explicações do como e do porque de certos temos serem em inglês no ramo e para isso um resumo da história.
Uma vez um amigo me mostrou o texto de uma conhecida dele que estava escrito “design is a behavior not a department” que traduzindo significa “projeto é um comportamento não um departamento”. Isso não é explicativo mas também não é tão indiferente assim. Design, muitas vezes, é uma das duas condições porém quem não conhece acha que é Departamento.
Em determinados momentos um departamento que trabalha, estuda, projeta e melhora o que está sendo feito, de forma artisticamente agradável, é design. Em outras, o design acontece, como aconteceu quando o homem usou, pela primeira vez, um osso para se proteger de predadores na idade da pedra. Dessa forma descobriu que superioridade numérica e observação o tornava mais esperto que os outros animais contemporâneos. Resultado disso foi a hegemonia da espécie e o atual problema de super lotação do planeta por homo sapiens. Não sei se isso irá cair bem para grande maioria dos leitores mas se nosso sistema continuar dessa forma, gerando maior pobreza ao redor do mundo, pior será para nós mesmos. E o design? Como ele fica nessa hora? Não vai ter história para contar mas sim muitas coisas para fazer e arrumar. O que o torna, naturalmente, comportamental e não um departamento.
Então, da forma mais espontânea e esporádica que poderia acontecer, o design se tornou uma “coisa” vigente. Uma ação “inconsciente e eficiente” que serviu para gerar os artesãos da idade romana e os mestres da idade média. Lembro sempre que Design, até o século XX D.C., não era uma carreira com um estudo sério e sim uma consequência de pequenas ações que as pessoas faziam o tempo todo, por isso o Design acontecia. Ele não era um departamento e sim, um comportamento de nós mesmos para solucionar problemas cotidianos do nosso dia-a-dia. Só na metade do século XVIII, na Inglaterra, que o termo ganhou destaque devido ao desenvolvimento industrial do período naquele país.
Porém, ele vem de outros termos Latinos. O designare (desenho), e de signum (signo que á marca ou sinal que identifica “o conceber de algo”). Na tradução da expressão italiana disegno (desenho) que ganhava força no período devido aos seus séculos de estudo da arte clássica. Juntando tudo com o progresso dos processos industriais e a criação das “Schools of Design” que esta expressão passou a ser caracterizada em uma atividade específica no processo de desenvolvimento de produtos e identificações dos mesmos. Mas desde a idade média, com a criação dos brasões de famílias reais e mercadores, que o design visual também ocorria.
A partir desse ponto na história (século XX) quase tudo virou “design” e depois da passagem da 2ª Grande Guerra para o século XXI, outras profissões (em posturas oportunistas) agregaram o termo Design aos seus serviços. Uma ação meramente visual e sonora pois num país como o Brasil (que tem sérios problemas de alfabetização) qualquer termo em inglês é sinal de qualidade o que mostra uma certa ingenuidade do nosso “querido” povo.
Mas e mesmo assim, o que é design? É viver observando e pensando em tudo o que já foi feito para melhorar o que está em vigor e o que está por vir. No final de cada dia, conseguir fazer isso é um esforço tremendo mas a profissão esbarra em alguns problemas sérios de nossa cultura como a prostituição da profissão por “micreiros” que cobram pouco pelo trabalho prestado (que além mal feito é muito mais técnico do que aparenta), pela invasão de cursinhos de computação que ensinam “design” só porque estão ensinando uma ferramenta (e não o pensamento) e o fato de nosso povo achar e pensar que arte é algo que crianças de 5 anos fazem melhor que um formado depois de 5 anos. É muito desgastante e humilhante ouvir e ter que ler isso, muitas vezes, mas é um terrível fato dessa carreira que carece de boa vontade dos leigos em querer e se dispor a saber mais sobre ela. Fica aqui um pequeno e humilde apelo de quando isso acontecer e quando muitos perceberem que com um design bem feito tudo tende a melhorar e a custar mais porque está melhor, a população vai consumir produtos, serviços, programas e sistemas melhores e os profissionais serão valorizados como devem ser igualmente a um médico, advogado e engenheiro são pela “tradição” das suas carreiras.
Com tantas informações diferentes e relevantes, o que sobra no final desse texto? Mais informações. A seguir, alguns links para consulta e livros para se ler de maneira descontraída.

Sites
Livros:
Viver de Design: ADG Brasil e Senac São Paulo
Valor do Design, O: Strunk, Gilberto. 2AB
Que é Design Grafico, O: Quentin Newark, Bookman.
Livros em sites:
Design Thinking Brasil: http://www.dtbrbook.com.br/

Thiago Sardenberg
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, MBA em Design Estratégico
Rio de janeiro - RJ